terça-feira, 30 de junho de 2009

Atlético-MG 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Pelo jeito, faltando menos de três horas para encerrar a enquete, me parece que a Taça Libertadores ganhou.
Entretanto, o Campeonato Brasileiro da Série A, teve uma votação expressiva. Assim, como eu já fiz alguns clubes do brasileirão (por volta de 8) irei fazer os dois em paralelo.
Começarei a Libertadores assim, pelos clubes brasileiros. Já está no blog o kit do Cruzeiro. Em breve postarei os outros.
Hoje coloco no site o surpreendente, pelo menos para mim, Atlético-MG. O líder do campeonato, junto com o Inter, é uma interessante surpresa desse ínicio de campeonato. Resta se saber se o Celso Roth vai conseguir dessa vez o que não conseguiu com Palmeiras, Botafogo, Vasco e Grêmio, que é começar e terminar o campeonato na frente...

Abraços a todos.

domingo, 28 de junho de 2009

Atlético-PR 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Enquanto aguardo o final da enquete para a escolha da nova coleção de times a ser criada e apresentada no blog (não votou ainda? então vai lá que dá tempo), vou começar a postar alguns times do Campeonato Brasileiro que já havia feito (e continuo fazendo).
Hoje, vou de furacão, que ontem me deixou feliz ao vencer o Corinthians no campeonato Brasileiro por 1 a 0.
O rubro-negro paranaense já teve times excelentes como nos anos em que foi campeão brasileiro (2001), vice brasileiro (2004) e vice campeão da copa Libertadores (2005).
Hoje em dia, assim como o rival Coritiba, vai mal das pernas e, talvez, uma vaga na Copa Sul Americana, já seria um bom negócio.

Abraços a todos.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Udinese 2009 e Rumos

Olá botonistas do mundo todo!

Esse é o último time da Serie A do Calcio.
A Udinese, do extremo Norte da Itália, já foi ao mesmo tempo time de Zico e Edinho na década de 80. Mesmo assim, não ganhou nada.
Atualmente, a equipe friulana tem estado sempre próxima das grandes e tirado pontos preciosos dessa turma. Tem permanecido na Serie A desde 1995/1996 consecutivamente, sempre com bons times e jogadores.

Terminado o campeonato italiano, teremos provavelmente, os times da Copa Libertadores 2009. Estou tendo dificuldades em conciliar todas minhas obrigações, mais os desenhos. Mesmo assim, seguiremos em frente. Tenho alguns times do campeonato brasileiro (além dos quatro que publiquei) prontos. Devem ser os próximos posts, enquanto começo a fazer os times da Libertadores. Além disso, devo começar a fazer os times do campeonato espanhol, que foi pedido de um leitor do site. Começarei com os times que já lançaram camisas novas, como é o caso do Barcelona, até completarmos os vinte times.
E é isso aí! Obrigado a todos que visitam e apoiam de alguma forma o site e o botonismo!

Abraços a todos.

sábado, 20 de junho de 2009

Siena 2008-09 e Muricy Ramalho

Olá botonistas do mundo todo!

A diretoria do meu São Paulo, só pra variar, decepcionou-me novamente ao rescindirem o contrato do Muricy.
Não o acho o melhor técnico do país, que para mim, atualmente, é o Mano Menezes, mas não vejo no momento bons substitutos para ele. Ricardo Gomes? Tem o perfil das contratações que o São Paulo tem feito, mas não é vencedor, nem mesmo com time vencedor, como a seleção olímpica de 2003 que nem foi para Atenas. Apesar de entender que é hora de renovar, não acho que foi um bom negócio neste momento a saída de um técnico que já provou ser bom de Campeonatos Brasileiros, apesar de ser bem ruim de Libertadores. Entretanto, vale lembrar que até dezembro o que se disputaria é o Brasileirão. Assim, acho que ele poderia ter sido mantido pelo menos até lá.
Mudando de assunto, hoje temos aqui no site a publicação do penultimo time da série A do campeonato italiano, o Siena. O time alvinegro da Toscana disputou sua sétima temporada seguida do Campeonato Italiano, e assim como Chievo e Palermo, tem se tornado presença constante nos campeonatos disputados nessa década. Seus destaques atuais são os italianos Maccarone (nem precisava dizer a nacionalidade...) e o capitão Vergassola, além do tcheco Jarolim e do argelino Ghezzal. Como não poderia deixar de ser, tem um jogador brasileiro, Douglas Packer, que nunca atuou no Brasil e é cria do time toscano.
E é isso. Amanhã, se der, colocarei a Udinese, finalizando os times italianos.
Vou lançar uma enquete, para a escolha da série de próximos times a serem lançados no blog. Se possível, peço que votem.

Abraços a todos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palermo 2008-09

Olá botonistas do mundo todo!

O nosso time de hoje, o antepenultimo da série do Calcio, é o Palermo.
O time "rosa-nero" parece que chegou pra ficar! Disputou sua quinta temporada consecutiva e em nenhuma delas chegou a ficar sequer ameaçada de rebaixamento.
Mas o time siciliano tem uma curiosidade: Já faliu e foi refundado TRÊS vezes! A última em 1986. Cartório e massa falida é com eles mesmos...
Hoje conta como destaques Fabio Simplicio, o goleiro reserva da seleção, Marco Amelia, além de Miccoli, Cavani, Cassani, Balzaretti e Nocerino.
Outro destaque foi que seis dos vinte e três campeões mundiais de 2006 vestiram suas camisas (Toni, Zaccardo, Barzagli, Grosso, Barone e Amelia). Feito para poucos nos dias de hoje, ainda mais se tratando de uma equipe pequena e sem títulos.

Abraços a todos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Chievo 2008-09

Olá botonistas do mundo todo!

Aqui vamos em nossa saga de completar a Serie A do "Calcio". Hoje temos o time do ChievoVerona, da cidade homônima no norte da Itália. Com pouca tradição no futebol italiano, disputou apenas sete temporadas da categoria máxima do campeonato italiano, conseguindo, entretanto boas colocações, como o quinto lugar em sua temporada de estréia, 2001-02 e o quarto lugar em 2006 (depois da retirada do título da Juventus e das outras punições aplicadas), o que permitiu chegar a disputar a eliminatória da Liga dos Campeões da Europa, no ano seguinte.
Seu grande nome hoje é Sergio Pellissier, que estreou com a camisa da Itália no dia 6 deste mês, marcando um dos gols na vitória sobre a Irlanda do Norte. Outro jogador notável que defendeu o amarelo e azul do clube foi Amauri, hoje na Juventus.

Abraços a todos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cagliari 2008-09

Olá botonistas do mundo todo!

Apresento-lhes hoje o time do Cagliari, clube da ilha da Sardegna e que foi campeão italiano uma única vez, em 1970, quando tinha os vice-campeões da Copa de 70 Enrico Albertosi e Luigi Riva.
O time da última temporada começou muito mal, parcendo até mesmo não ter forças para, sequer, escapar do rebaixamento. Todavia, graças aos gols de Robert Acquafresca, a equipe ainda assegurou um bom 9º lugar.

Abraços a todos.

domingo, 14 de junho de 2009

Bologna 2008-09

Olá botonistas do mundo todo!

O time de hoje é o heptacampeão italiano, Bologna FC.
A equipe emiliana não vence campeonatos desde 1964, quando contava com Ezio Pascucci.
Hoje em dia, títulos são uma realidade distante, como pôde ser visto nessa última temporada, em que o time escapou por pouco do rebaixamento, apesar de ter o vice artilhieiro do campeonato, Marco Di Vaio, com 24 gols. Suas boas recordações mais recentes foram os últimos anos da década de 90 e os primeiros dessa, os quais o Bologna contou com jogadores de primeira linha, como Roberto Baggio, Signori, Antonioli, substituído depois por Pagliuca, os suecos Klas Ingesson e Kennet Andersson, Marocchi e Zé Elias.

Abraços a todos.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atalanta 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Antes de mais nada, quero dizer que alguns times da Itália (mais especificamente Milan, Roma e Inter) mudaram suas camisas. Eu já estou desenvolvendo os novos uniformes, mas vou esperar um maior volume de lançamentos para postá-los.
Além disso, farei em algum tempo que tiver (quando eu não sei), atualizações nos escudos já postados, para deixá-los mais fiéis à realidade e mais bonitos também.
Para continuar nossa caminhada rumo à completar todos os times da Serie A da bota, vou colocar hoje o outro "nerazzurro" da Italia: A Atalanta Bergamasca Calcio.
O time lombardo já teve em seus elencos rostos conhecidos no futebol, como Evair, Stromberg, Vieri, Inzaghi, Lentini, Donadoni, Montero (aquele cavalo que usou por muito tempo a camisa da minha Juve), Alemão, Caniggia, entre outros.
Na temporada 2008/09 fez uma campanha razoável, ficando no meio da tabela geral. Todavia, garantiu mais uma temporada na série máxima do futebol italiano.

Abraços a todos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os que vão embora

Olá botonistas do mundo todo!

Há um tempo atrás, publiquei um post dos times que chegaram à Serie A 2009/10 do Campeonato Italiano.
Hoje faço o inverso: Publico os dois times que, junto com o Torino - já publicado no blog, descem à Serie B da próxima temporada: Lecce e Reggina.
Nada surpreendente, em se tratando das famosas equipes "ioiô". O Lecce ainda é um pouco mais tradicional, mas nada demais. A Reggina, apesar de ter se mantido por alguns anos na Serie A, volta e dificilmente deixa saudades. A não ser que alguém torça pela "squadra amaranta", o que acho difícil.

Abraços a todos.

domingo, 7 de junho de 2009

Cruzeiro 2009 e Eliminatórias

Olá botonistas do mundo todo!

Antes do post de hoje, quero falar um pouco sobre as eliminatórias da Copa de 2010.
Fiquei feliz e chocado com o que vi ontem no jogo do Brasil contra o Uruguai.
Sei que vai parecer loucura o que vou dizer, mas espero que entendam, estava torcendo para o Uruguai ontem. Não é desrespeito com nosso país de forma alguma, mas sim, pelo fato do Brasil, convenhamos, já estar classificado. E o Uruguai é uma seleção tradicional e de história no futebol mundial e por isso, queria ver a "Celeste" voltar aos seus melhores tempos, até mesmo para valorizar a nossa Copa América e nossas eliminatórias. Seria bom ver mais um time fazendo frente ao Brasil e à Argentina, mesmo que fosse de longe.
Por tudo isso, fiquei feliz em ver a forma com que a seleção jogou, sem depender de todos os "medalhões" preocupados mais com seus contratos que com a camisa que vestem naquele momento. Uma seleção corajosa e que jogou bem. E bonito, pelo menos nas partes que vi.
Entretanto, fiquei chocado (e isso acaba por atenuar o que disse acima) em ver a seleção absurdamente fraca que o Uruguai colocou em campo! Em vinte e poucos anos que acompanho futebol, foi um dos piores Uruguai que já vi jogar. Foi deprimente. Uma defesa débil, um meio campo fraco e um Diego Forlán perdido num meio de incapazes. Foi triste.
Bom, mas deixa isso pra lá. O time de hoje é o ótimo Cruzeiro, que granhou o Campeonato Mineiro de 2009 com sobras. Aliás, o primeiro jogo da decisão foi mais ou menos como Brasil (Cruzeiro) e Uruguai (Atlético) ontem. Por falar em Cruzeiro, hoje tem o alvi-azul mineiro contra o Internacional, no Mineirão. Acho que vai ser um jogaço...

Abraços a todos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Flamengo 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Como disse ontem, o time de hoje é o Flamengo, tricampeão carioca e time do meu amigo Roberto do blog Escudos & Botões. Com o título deste ano o rubronegro da Gávea tornou-se o maior campeão de estaduais do Rio de Janeiro, com 31.
Mas duas coisas devem ser ditas:
1. O Cuca estava tão acostumado a perder campeonatos na final que quase acabou com a festa (mesmo achando-o bom treinador, ele não é um exemplo de pessoa de sorte...)
2. Desculpem-me os alvinegros, mas, três vezes vice?! Sendo que nessa última vez, tudo que o glorioso precisava era vencer o Flamengo na final da Taça Rio! Isso é que é azar! Eu sei que isso todo mundo diz, mas é verdade mesmo: Tem coisas que só acontece com o Botafogo!
O próximo, pra fechar essa série é o Cruzeiro.

Abraços a todos.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corinthians 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Hoje o post é de um time que eu não gosto muito, mas democraticamente, em virtude do merecidíssimo título paulista de 2009, eu coloco no blog.
O Corinthians ganhou seu 26º título com um time que ninguém esperava que fosse conquistar títulos (pelo menos a curto prazo). Jogou bem quando precisou e ganhou o campeonato de forma invicta e merecedora.
O próximo post será o do Flamengo, campeão carioca.

Abraços a todos.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Modena 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Irei fazer uma mudança apenas no dia de hoje dos planos de postar os quatro times campeões estaduais dos maiores centros de futebol do Brasil, para fazer uma postagem que, até o momento, tem mais a ver com o site.
Na comemoração de um mês de vida do blog, apresento-lhes um kit raro e que coloco aqui por ter uma relação bem pessoal comigo.
O time abaixo é o Modena FC, que escapou, até certo ponto bravamente, da "degola para a Lega Pro da Itália. Tenho grande simpatia, apesar de torcer de fato pela Juventus, pela equipe emiliana, pois minhas origens são de tal província. Por isso, fiquei contente em vê-los ainda que com dificuldades, mantendo-se na divisão cadete do futebol italiano.
Espero ainda um dia vê-los novamente na Serie A do Calcio como vi há uns anos atrás. Quem sabe...
A partir do próximo retorno com a programação anterior. Foi apenas esse como uma forma de homenagem.

Abraços a todos e muito obrigado pela companhia e amizade durante esse primeiro mês de site! Que venham muitos outros!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Internacional 2009

Olá botonistas do mundo todo!

Hoje vou iniciar uma série de quatro posts diferentes do que todos estão acostumados a ver.
Nestes próximos dias publicarei os quatro principais campeões estaduais do ano, em uma homenagem aos torcedores de Internacional, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro.
Todos os quatro clubes mereceram bastante suas conquistas (e digo isso, mesmo sendo sãopaulino) e certamente, cada um de sua forma e circunstância, ficarão marcados nas cabeças de seus torcedores.
Volto a lembrar a todos de que caso queiram a publicação de algum clube ou seleção em especial, por favor, envie um e-mail para bsforni@yahoo.it, que com todo prazer desenharei e colocarei o time no blog.

Grande abraço a todos!